Uma viagem à Paris inclui obviamente outras viagens, espero que muitas, pelo restante da Europa.
Sendo assim, esse blog se destina a falar não só de Paris, mas de todas as cidades visitadas.
Portanto, partimos para a primeira parada, primeira cidade visitada depois da chegada em Paris há quase dois meses.
Barcelona.
Colocar para ouvir: http://www.youtube.com/watch?v=dEt1H9hkHvE
Ah Barcelona. Cidade de praia, banhada pelo Mar Mediterrâneo. Clima espanhol, mais descontraído que Paris.
Eu não tinha muitas informações prévias sobre Barcelona, sobre a Cataluña e sobre Gaudí.
Como eu ia dizendo, Barcelona é banhada pelo Mar Mediterrâneo que faz parte do Ocenano Atlântico, esse que estamos acostumados aí no Brasil. Não der pra pegar jacarezinho, ah não, a água estava gelando e foi suficiente molhar o pé nas águas do Mediterrâneo para marcar a ida a Barcelona. A areia da praia é grossa, mas nada que gere impedimento para a construção de castelinhos de areia.
Castelos são comuns na Europa. Os anos e anos vividos e conservados na arquitetura e nos museus (tanto de Paris, quanto de Barcelona, quanto do resto), são de fato incríveis pela grandiosidade, pela talvez ousadia da construção na época e pela força das pedras superpostas nos castelos, igrejas, nas ruas... O Monte Montjuïc e seu castelo estão bem no litoral e apresentam uma bela vista do já referido Mar.
Histórico também é o bairro Gótico. Com seu clima, seu cheiro, seu jeito de ser gótico... Adaptado é claro aos dias de hoje com a luminosidade das placas, os caminhões de limpeza das ruas e etc. Igrejas, histórias, praças... prédios enormes, detalhes em cada ponta de prédio, em cada fonte, em tudo... mas não muito, afinal é Gótico (séc. XII - Idade Média) e não Barroco (Séc. XVII/XVIII).
Barcelona faz parte da Cataluña (tem um mundo de coisas para saber sobre essa região) mas aqui basta contar que a Cataluña é uma comunidade autônoma espanhola e que lá se fala Catalão. Este por sua vez é mistura entre Espanhol, Português, Francês e Italiano. De fato uma língua curiosa... Todos os habitantes nascidos lá são bilíngues, falando assim Catalão e Castellano (o Espanhol mesmo).
Éramos seis. Quatro brasileiros, uma russa e uma turca. Mistura de línguas: português, francês, espanhol, catalão e inglês. O inglês está aqui pois a turca não fala francês, então todos conversavam inglês com ela... até eu, monosilábico é claro: _Sorry. Yes. Non. I'm fine. Are you ok? E já foi muito. Variávamos mais entre francês (pra minha sorte) e inglês. Sobrando algumas palavras russas que aprendi e já esqueci a confusão linguística parou por aí.
(Pode colocar a música de novo se quiser. Eu acabei de colocar.)
Esse é o clima de Barcelona. Leve. Tranquilo. Litorâneo. É possível terminar de comer e ficar na mesa jogando conversa fora, o que, não sei se já disse, não é muito possível de fazer em Paris. Comemos Paella! La primera vez que como polvo, lagosta, camarão (daqueles enormes) e mexilhão! C'était très bien.
Ah já ia me esquecendo... Quem é Antoni Gaudí?
Um arquiteto ousado do século XIX que refutava linhas retas, ângulos retos.
"Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país. No curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein." (Oscar Niemeyer)
Uma arquitetura muito, mas muito interessante e que se destaca no meio da cidade. Prédios, casas e o Parque Guëll que possui a maior parte das obras. Não podemos esquecer de falar da "Sagrada Família" igreja que começou a ser construída em 19 de março de 1882 e ainda está em processo de construção. A previsão é que seja terminada entre 2020 e 2040, mas pelo que vi pode até ser mais pois ainda falta muita coisa, sobretudo a parte externa. As maiores torres da igreja no projeto original ainda não foram construídas. Mais informações em: http://www.sagradafamilia.cat/docs_instit/fundacio.php
Enfim, um apanhado breve da visita a Barcelona.
Se der tempo depois conto mais...
Eu queria escrever sobre a chegada primavera, mas ainda não deu tempo. Mas espero fazer em breve. Talvez amanhã.
P.s. As fotos estão no facebook.com/diogohort
Nenhum comentário:
Postar um comentário