Lu et approuvé.
M. Horta

Depoimentos, casos, tentativas de escrita...

segunda-feira, 28 de março de 2011

Um outro mar... (Conexão - Barcelona)



Uma viagem à Paris inclui obviamente outras viagens, espero que muitas, pelo restante da Europa.
Sendo assim, esse blog se destina a falar não só de Paris, mas de todas as cidades visitadas.

Portanto, partimos para a primeira parada, primeira cidade visitada depois da chegada em Paris há quase dois meses.
Barcelona.


Ah Barcelona. Cidade de praia, banhada pelo Mar Mediterrâneo. Clima espanhol, mais descontraído que Paris.
Eu não tinha muitas informações prévias sobre Barcelona, sobre a Cataluña e sobre Gaudí.
Como eu ia dizendo, Barcelona é banhada pelo Mar Mediterrâneo que faz parte do Ocenano Atlântico, esse que estamos acostumados aí no Brasil. Não der pra pegar jacarezinho, ah não, a água estava gelando e foi suficiente molhar o pé nas águas do Mediterrâneo para marcar a ida a Barcelona. A areia da praia é grossa, mas nada que gere impedimento para a construção de castelinhos de areia.
Castelos são comuns na Europa. Os anos e anos vividos e conservados na arquitetura e nos museus (tanto de Paris, quanto de Barcelona, quanto do resto), são de fato incríveis pela grandiosidade, pela talvez ousadia da construção na época e pela força das pedras superpostas nos castelos, igrejas, nas ruas... O Monte Montjuïc e seu castelo estão bem no litoral e apresentam uma bela vista do já referido Mar.
Histórico também é o bairro Gótico. Com seu clima, seu cheiro, seu jeito de ser gótico... Adaptado é claro aos dias de hoje com a luminosidade das placas, os caminhões de limpeza das ruas e etc. Igrejas, histórias, praças... prédios enormes, detalhes em cada ponta de prédio, em cada fonte, em tudo... mas não muito, afinal é Gótico (séc. XII - Idade Média) e não Barroco (Séc. XVII/XVIII).


Barcelona faz parte da Cataluña (tem um mundo de coisas para saber sobre essa região) mas aqui basta contar que a Cataluña é uma comunidade autônoma espanhola e que lá se fala Catalão. Este por sua vez é mistura entre Espanhol, Português, Francês e Italiano. De fato uma língua curiosa... Todos os habitantes nascidos lá são bilíngues, falando assim Catalão e Castellano (o Espanhol mesmo).
Éramos seis. Quatro brasileiros, uma russa e uma turca. Mistura de línguas: português, francês, espanhol, catalão e inglês. O inglês está aqui pois a turca não fala francês, então todos conversavam inglês com ela... até eu, monosilábico é claro: _Sorry. Yes. Non. I'm fine. Are you ok? E já foi muito. Variávamos mais entre francês (pra minha sorte) e inglês. Sobrando algumas palavras russas que aprendi e já esqueci a confusão linguística parou por aí.

(Pode colocar a música de novo se quiser. Eu acabei de colocar.)

Esse é o clima de Barcelona. Leve. Tranquilo. Litorâneo. É possível terminar de comer e ficar na mesa jogando conversa fora, o que, não sei se já disse, não é muito possível de fazer em Paris. Comemos Paella! La primera vez que como polvo, lagosta, camarão (daqueles enormes) e mexilhão! C'était très bien.

Ah já ia me esquecendo... Quem é Antoni Gaudí?
Um arquiteto ousado do século XIX que refutava linhas retas, ângulos retos.

"Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país. No curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein." (Oscar Niemeyer)

Uma arquitetura muito, mas muito interessante e que se destaca no meio da cidade. Prédios, casas e o Parque Guëll que possui a maior parte das obras. Não podemos esquecer de falar da "Sagrada Família" igreja que começou a ser construída em 19 de março de 1882 e ainda está em processo de construção. A previsão é que seja terminada entre 2020 e 2040, mas pelo que vi pode até ser mais pois ainda falta muita coisa, sobretudo a parte externa. As maiores torres da igreja no projeto original ainda não foram construídas. Mais informações em: http://www.sagradafamilia.cat/docs_instit/fundacio.php

Enfim, um apanhado breve da visita a Barcelona.
Se der tempo depois conto mais...

Eu queria escrever sobre a chegada primavera, mas ainda não deu tempo. Mas espero fazer em breve. Talvez amanhã.

P.s. As fotos estão no facebook.com/diogohort

Nenhum comentário:

Postar um comentário